Internos de Medicina escolhem Luz Saúde em 1º lugar para se especializarem

Internos de Medicina escolhem Luz Saúde

As duas maiores unidades hospitalares do Grupo Luz Saúde – o Hospital da Luz Lisboa e o Hospital Beatriz Ângelo (HBA) – destacaram-se, este ano, nas escolhas feitas pelos licenciados em Medicina para a sua especialização pós-graduada. Entre as 15 especialidades hospitalares para as quais o Ministério da Saúde abriu vagas em todo o país, o HBA e o Hospital da Luz Lisboa foram primeiras escolhas dos alunos com melhores notas em cinco delas – um resultado que constitui, mais uma vez, o reconhecimento da qualidade da formação proporcionada nas unidades da Luz Saúde e, sobretudo, do trabalho de todos os seus profissionais que estão envolvidos nesta atividade.

A escolha dos futuros especialistas médicos é feita em função da nota que obtiveram no exame de saída da licenciatura – o famoso Harrison –, sendo os melhores classificados neste exame nacional aqueles que escolhem em primeiro lugar o serviço hospitalar onde querem fazer a sua especialidade. Por isso, é importante que se refira que a segunda melhor aluna neste ranking nacional escolheu o HBA para se especializar em Gastrenterologia e que a quinta melhor escolheu também esta PPP em Loures, gerida pela Luz Saúde, para fazer a especialidade em Ginecologia-Obstetrícia. O aluno com a oitava melhor classificação nacional escolheu o Hospital da Luz Lisboa para se especializar em Anestesiologia.

Assim, entre as 15 especialidades médicas e cirúrgicas para as quais foram abertas vagas em todo o país, as duas unidades da Luz Saúde foram primeiras escolhas para cinco: além da Gastrenterologia, da Ginecologia-Obstetrícia e da Anestesiologia, a Ortopedia do HBA e a Medicina Interna do Hospital da Luz Lisboa foram escolhidas em primeiro lugar pelos melhores classificados no ranking nacional. A Medicina Interna das unidades do Grupo merece, de resto, um destaque especial: os seis melhores alunos da região de Lisboa e Vale do Tejo que escolheram esta especialidade optaram pelas vagas das unidades da Luz Saúde. Ainda na zona de Lisboa, a vaga na especialidade de Pneumologia do HBA foi também a primeira a ser escolhida, enquanto a nível nacional a Cirurgia Geral do mesmo hospital foi escolhida pelo terceiro melhor aluno e a Oncologia do Hospital da Luz Lisboa foi a sexta escolha entre os melhores que optaram por esta especialidade. 

Estes resultados confirmam que a forte aposta do Grupo Luz Saúde na formação pré e pós-graduada dos alunos de Medicina está a ter os resultados esperados. São também, e sobretudo, o reconhecimento do extraordinário trabalho desenvolvido pelos profissionais da Luz Saúde nesta atividade formativa.

Já em 2017 as unidades hospitalares da Luz Saúde foram também primeiras escolhas dos melhores alunos para vagas em várias especialidades (como a Gastrenterologia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Pneumologia). Um livro publicado em 2017 revelou ainda que o Hospital Beatriz Ângelo ficou em primeiro lugar num inquérito nacional de satisfação promovido pela Ordem dos Médicos para avaliar as condições em que os jovens médicos realizam o seu internato.

O concurso para preenchimento das vagas para a formação pós-graduada dos médicos de 2018 começou a 14 de junho e menos de uma semana depois as cerca de três dezenas de vagas para especialidades médicas e cirúrgicas disponíveis nas unidades hospitalares da Luz Saúde já estavam todas preenchidas. Este ano, candidataram-se 2.342 futuros médicos para um total de 1.189 vagas.